segunda-feira, 13 de julho de 2009

Já que perguntam...

Teorias e Modelos da Comunicação + Cibercultura + Discurso dos Media = Cinema e Televisão!
Não acreditam?
Ora vejam:

Os Mass Media são dirigidos a um "público" (que não é público sem "s porque não é crítico) alargado, atingindo as mensagens uma larga escala e sendo rapidamente absorvidas. Neste caso, segundo refere a Teoria Social de Thompson, pode dizer-se que a comunicação não se efectiva completamente, uma vez que o fluxo comunicacional ocorre apenas no sentido media -> massas, captando estas a mensagem sem a descodificarem e questionarem, como refere a Teoria Hipodérmica que atribui ao leitor/espectador/ouvinte uma atitude passiva.
Com a evoluçao das novas tecnologias, e com o desenvolvimento das tecnologias de informação, foram criados novos suportes para a comunicação (nomeadamente os computadores e telemóveis), bem como novas plataformas e redes de interacção social (no caso da internet, twitter e youtube por exemplo).
Assim, assistimos à passagem do conceito de Mass Media para Self Media. Este novo conceito foca não só o facto do espectador/leitor/ouvinte seleccionar os conteúdos que deseja (no caso da televisão existem cada vez mais canais especializados), e decidir quando os quer ver (serviço MEO que permite gravar os conteúdos televisivos), como também se refere à nova postura do espectador/leitor/ouvinte, que passa a usuário activo, sendo autor e público ao mesmo tempo. Isto é possível através da congregação de hipertexto e hiperimagem, no que concerne ao novo medium - Internet, que permite ao mesmo individuo ser receptor e produtor de conteúdos.

Ora tomem lá que é pra não duvidarem que em 4 cadeiras se dá a mesma coisa!

3 comentários:

Mafalda Soares disse...

Já agora, junta aí Teoria de la Comunicación Audiovisual, Narrativa Audivisual II e Psicologia de la Comunicación, que a minha querida UB fez questão de me presentear no 2º semestre do ano passado.



Conclusão: Estudar em época de exames não é, definitivamente, para mim.

*

Meia Manga disse...

lololol foi inteligente postar isto depois da licenciatura terminada. Se o Almeida vê isto vai fazer como na redução de pessoal d' Os Contemporâneos: o imitador faz o papel de todos e só se paga um salário...

isa disse...

Não me importava nda de ser o Luís Franco-Bastos da ESE LOL Já sei as deixas todas... :p