Teorias e Modelos da Comunicação + Cibercultura + Discurso dos Media = Cinema e Televisão!
Não acreditam?
Ora vejam:
Os Mass Media são dirigidos a um "público" (que não é público sem "s porque não é crítico) alargado, atingindo as mensagens uma larga escala e sendo rapidamente absorvidas. Neste caso, segundo refere a Teoria Social de Thompson, pode dizer-se que a comunicação não se efectiva completamente, uma vez que o fluxo comunicacional ocorre apenas no sentido media -> massas, captando estas a mensagem sem a descodificarem e questionarem, como refere a Teoria Hipodérmica que atribui ao leitor/espectador/ouvinte uma atitude passiva.
Com a evoluçao das novas tecnologias, e com o desenvolvimento das tecnologias de informação, foram criados novos suportes para a comunicação (nomeadamente os computadores e telemóveis), bem como novas plataformas e redes de interacção social (no caso da internet, twitter e youtube por exemplo).
Assim, assistimos à passagem do conceito de Mass Media para Self Media. Este novo conceito foca não só o facto do espectador/leitor/ouvinte seleccionar os conteúdos que deseja (no caso da televisão existem cada vez mais canais especializados), e decidir quando os quer ver (serviço MEO que permite gravar os conteúdos televisivos), como também se refere à nova postura do espectador/leitor/ouvinte, que passa a usuário activo, sendo autor e público ao mesmo tempo. Isto é possível através da congregação de hipertexto e hiperimagem, no que concerne ao novo medium - Internet, que permite ao mesmo individuo ser receptor e produtor de conteúdos.
Ora tomem lá que é pra não duvidarem que em 4 cadeiras se dá a mesma coisa!